Nossas Dicas

Autor DNTBRAS

 

Veja como funciona o tratamento com prótese dentária 

Prótese dentária

As próteses são um tipo de tratamento odontológico que é realizado quando há falta de dentes em sua arcada dentária, porém esse tipo de procedimento só pode ser feito após uma avaliação de um especialista. A prótese que será utilizado no tratamento irá depender do diagnóstico da boca do paciente, no qual poderá se optar pelos tipos descritas no tópico abaixo.

Atualmente as próteses são produzidas com um material que mais se assemelham com os dentes naturais, fazendo assim, que o tempo para se habituar com a prótese seja de menor duração, e que o paciente tenha maior conforto com a peça.

Tipos de próteses

As próteses são feitas sobre medidas para cada paciente e caso, pois durante o procedimento é feito moldes para que assim, a peça se ajuste perfeitamente na boca, no qual pode se optar por esses modelos:

Prótese total

Prótese total convencional (dentadura) – o seu material de confecção é uma base acrílica na boca da mucosa da boca, sendo apoiada na gengiva do paciente. A base superior da prótese cobre todo o céu da boca, já a sua parte inferior é feita no formato de “U”. A colocação da prótese só pode ocorrer depois de ter sido extraídos todos os dentes restantes, e o tecidos já terem cicatrizado.

Prótese parcial removível


Prótese parcial removível (PPR) – Esse modele de prótese é recomendado para paciente que ainda possuem parte dos dentes, pois a sua estrutura é composta por grampos metálicos que ficam presos nos dentes que ainda restam na boca. A grande vantagem da PPR é a estabilidade que ela oferece quando se faz a mastigação, além de proteger os originais do paciente.

Prótese parcial removível flexível

Prótese parcial removível flex (PPRFlex) – Esse tipo de prótese tem a mesma funcionalidade da PPR, diferenciando-se apenas por ser produzida em poliamida ou silicone, sendo desnecessário o uso de grampos e metais.

A flexibilidade desse modelo faz com que a adaptação à gengiva seja mais fácil, porém recomenda-se que não faça o consumo de comidas pigmentas como café ou Coca-Cola por exemplo, pois seu material pode alterar a cor se a dieta alimentar do paciente não for adequada, e não for feito a higiene bucal corretamente.

Prótese protocolo cerâmica

Prótese protocolo cerâmica – Esse tipo de prótese é recomendado para aquelas pessoas que perderam todos os dentes, sendo feita após uma implantação de pinos, que irão substituir as raízes dos dentes. Para a prótese ser colocada é preciso que o processo de osseointegração seja finalizado, que é quando o metal dos pinos se integra aos ossos da mandíbula e maxilar.

O material de confecção dessa prótese é a cerâmica, que é vantajoso, pois possui maior naturalidade aos dentes, além de ter maior estabilidade de cor, uma melhor textura, mais resistência ao desgaste e menor acúmulo de sujeira.

Coroa dentária


Coroa dentária – Esse procedimento é recomendado para quem precisa repor um dente, no qual será feito a reconstituição do dente perdido, onde pode ser feito sobre um implante de titânio ou um dente, no qual poder ser parafusa ou cimentada a peça. O material de confecção da coroa pode ser feito tanto em resina quanto porcelana.

Prótese sobre implante


Prótese sobre implante – Esse tipo de prótese é específico para casos em que exista a necessidade de fazer a substituição de um ou mais dentes no paciente. A confecção dessa prótese é feita em porcelana, sendo esteticamente mais bonito e durável, no qual ela é fixada sobre um pino de titânio.

Ponte fixa dentária



Ponte fixa – É um tipo de prótese que é utilizada para fazer a substituição de um dente ou mais que faltam na boca. Nesse tipo de procedimento os dentes adjacentes são utilizados como suporte.

Achou interessante? Você pode conferir outros assuntos em nosso site, clicando aqui .

Gengivas; Gengivas saudáveis; dentistas; Saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de outubro de 2025
Gengivas saudáveis protegem contra infecções e garantem um sorriso bonito. Quando inflamadas, aumentam riscos de periodontite e até problemas cardíacos.
escova dental; troca da escova dental; saúde bucal; DNTBRAS; dentista; higiene bucal
Por LAURA SERRA 15 de outubro de 2025
Trocar a escova dental a cada 3 meses é essencial para evitar acúmulo de bactérias, cáries e gengivite, garantindo uma saúde bucal eficaz e prevenção de problemas.
Saúde bucal e saúde mental; Odontologia; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de setembro de 2025
Ansiedade, estresse e autoestima: entenda de que forma saúde mental e saúde bucal estão ligadas e impactam seu bem-estar.
Medo de dentista; odontofobia; saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 15 de setembro de 2025
O medo de dentista atinge 30% da população e pode levar a sérios problemas bucais. Com técnicas modernas e empatia, é possível vencê-lo e cuidar do sorriso.
dente quebrado; saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de agosto de 2025
Um dente quebrado vai além da estética: afeta mastigação, saúde bucal e autoestima. Buscar tratamento rápido evita complicações e garante soluções eficazes.
saúde bucal; malefícios do cigarro; odontologia
Por LAURA SERRA 15 de agosto de 2025
Ao pensar nos malefícios do cigarro, lembramos dos riscos ao pulmão e coração, mas fumar também é um grande inimigo da saúde bucal.
Profilaxia; Limpeza dental; Saúde bucal; Odontologia
Por LAURA SERRA 12 de agosto de 2025
A profilaxia dental é essencial para prevenir cáries e doenças gengivais, mantendo o sorriso saudável e evitando problemas bucais futuros.
odontologia; saúde bucal; dente siso; siso
Por LAURA SERRA 15 de julho de 2025
O "dente do juízo", que surge entre 17 e 25 anos, gera dúvidas e pode causar desconforto. Mas por que ele existe e quando deve ser removido?
Fio dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de junho de 2025
Escovar os dentes sem fio dental deixa mais de 35% da superfície dentária sem limpeza, favorecendo o acúmulo de placa entre os dentes e na gengiva.
Extração dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 14 de junho de 2025
Muitos pacientes ficam apreensivos quando ouvem que precisam extrair um dente. É natural ter esse receio, afinal, nossos dentes são importantes para mastigar, falar e manter um sorriso bonito. No entanto, em certas situações, a extração dental se torna o melhor caminho para preservar sua saúde bucal.
Mostrar mais