Nossas Dicas

Autor DNTBRAS

O que é bichectomia?

uma mulher com cabelos cacheados e unhas amarelas está tocando o rosto em um fundo azul.

A bichectomia é um procedimento estético que consiste na retirada da bola de bichat ou do tecido adiposo das bochechas que ficam na parte de baixa do rosto.

O nome da bola de bichat é uma homenagem ao seu descobridor, Marie François Xavier Bichat (1771-1802) que foi um médico anatomista e cirurgião que identificou esse tecido adiposo.

Esse tipo de tratamento é realizado com o objetivo de afinar o rosto, sendo possível fazer a remoção total ou parcial da bola de bichat.

Como é feito a bichectomia?

O primeiro passo que deve ser feito é uma avaliação do paciente com Cirurgião-Dentista especialista, para avaliar o estado de saúde antes da cirurgia.

Durante a etapa de avaliação é verificado também se o procedimento será voltado para a harmonização do rosto ou para tratar pacientes que tem o hábito de morder as bochechas.

O processo da bichectomia é feito por meio de uma incisão dentro da boca, que uma área com melhor cicatrização, depois é feita a localização da bichat para fazer a remoção. Esse procedimento acima é indicado para caso em que a cirurgia de bichectomia não está associado a outra cirurgia.

Pós-operatório

Após a cirurgia é comum que a região fique inchada, no qual pode ser tratada com uma bolsa térmica fria. Recomenda-se também o uso de protetor solar com fator acima dos 30, também indicamos o consumo de alimentos cítricos.

O paciente pode retorna às suas atividades rotineiras em uma semana, já as atividades físicas vão depender da avaliação, porém é muito importante seguir à risca as recomendações do profissional dentista.

Contraindicações

As contraindicações para realizar a cirurgia são verificadas durante a avaliação, por isso, essa etapa é muito importante, confira:

  • Problemas cardíacos;
  • Infecções na região da boca;
  • Hemofilia (deficiência de coagulação);
  • Tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
  • Gravidez;
  • Problemas hepáticos ou problemas renais severos;
  • menores de 18 anos.

É muito importante ter cuidado após qualquer procedimento, porém não podemos deixar de fazer o acompanhamento regular com o dentista que realizou a cirurgia.

Gengivas; Gengivas saudáveis; dentistas; Saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de outubro de 2025
Gengivas saudáveis protegem contra infecções e garantem um sorriso bonito. Quando inflamadas, aumentam riscos de periodontite e até problemas cardíacos.
escova dental; troca da escova dental; saúde bucal; DNTBRAS; dentista; higiene bucal
Por LAURA SERRA 15 de outubro de 2025
Trocar a escova dental a cada 3 meses é essencial para evitar acúmulo de bactérias, cáries e gengivite, garantindo uma saúde bucal eficaz e prevenção de problemas.
Saúde bucal e saúde mental; Odontologia; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de setembro de 2025
Ansiedade, estresse e autoestima: entenda de que forma saúde mental e saúde bucal estão ligadas e impactam seu bem-estar.
Medo de dentista; odontofobia; saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 15 de setembro de 2025
O medo de dentista atinge 30% da população e pode levar a sérios problemas bucais. Com técnicas modernas e empatia, é possível vencê-lo e cuidar do sorriso.
dente quebrado; saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de agosto de 2025
Um dente quebrado vai além da estética: afeta mastigação, saúde bucal e autoestima. Buscar tratamento rápido evita complicações e garante soluções eficazes.
saúde bucal; malefícios do cigarro; odontologia
Por LAURA SERRA 15 de agosto de 2025
Ao pensar nos malefícios do cigarro, lembramos dos riscos ao pulmão e coração, mas fumar também é um grande inimigo da saúde bucal.
Profilaxia; Limpeza dental; Saúde bucal; Odontologia
Por LAURA SERRA 12 de agosto de 2025
A profilaxia dental é essencial para prevenir cáries e doenças gengivais, mantendo o sorriso saudável e evitando problemas bucais futuros.
odontologia; saúde bucal; dente siso; siso
Por LAURA SERRA 15 de julho de 2025
O "dente do juízo", que surge entre 17 e 25 anos, gera dúvidas e pode causar desconforto. Mas por que ele existe e quando deve ser removido?
Fio dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de junho de 2025
Escovar os dentes sem fio dental deixa mais de 35% da superfície dentária sem limpeza, favorecendo o acúmulo de placa entre os dentes e na gengiva.
Extração dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 14 de junho de 2025
Muitos pacientes ficam apreensivos quando ouvem que precisam extrair um dente. É natural ter esse receio, afinal, nossos dentes são importantes para mastigar, falar e manter um sorriso bonito. No entanto, em certas situações, a extração dental se torna o melhor caminho para preservar sua saúde bucal.
Mostrar mais