Nossas Dicas

Autor DNTBRAS

Próteses e Implantes: existe diferença?

um homem mais velho está diante de um fundo azul com a imagem de um dente e dentes.

Um dos objetivos da odontologia é reestabelecer o sorriso do paciente, que é feita através de duas especialidades: prótese e implante. Mas existe diferença?

Ao contrário do que muitos pensam, essas especialidades possuem diferença, no qual cada uma irá tratar o paciente de acordo com a indicação do dentista.

O que é uma prótese dentária?

Esse tratamento consiste na substituição de uma parcela dos dentes ou na arcada dentária total, que dependendo do caso, pode optar-se por alguns modelos:

Prótese removível: esse tipo de prótese é feito quando há a perda de alguns dentes, no qual é utilizado os dentes naturais para o encaixe.

Prótese fixa: são próteses usadas quando se há a necessidade de preencher espaço, porém ela tem entrado em desuso.

Prótese total: esta opção de prótese é feita quando é preciso substituir vários dentes, sendo comumente conhecida com dentadura ou chapa.

Prótese parcial removível: é feita de uma estrutura metálica, em que mantém os dentes saudáveis e faz a substituição apenas dos dentes perdidos.

Prótese parcial flexível: possui as mesmas especificações que as prótese do tipo parcial removível, porém sua estrutura é mais flexível e confortável ao usuário.

O que é implante dentário?

Esse procedimento funciona como uma raiz substituta para o dente perdido, sendo feito através de uma cirurgia. Dentro dessa especialidade iremos abordar os tipos mais comuns que são procurados pelos pacientes:

Unitário: esse implante consiste na substituição de apenas uma raiz de dente, no qual é feito por meio de pino de titânio e colocado uma coroa.

Implante prótese protocolo: esse tipo de modelo é feito quando é necessário fazer a substituição de 4 a 8 dentes, para que assim, suporte a prótese em resina.

Implante com prótese overdenture: irá funcionar como uma dentadura fixa, no qual em média se utiliza de 2 a 6 dentes para realizar o tratamento.

Afinal, qual a diferença e semelhança entre os procedimentos?

Ambos os tratamentos têm o mesmo objetivo, que é a substituição de um ou mais dentes. Possuindo como função principal restaurar o sorriso, a mastigação e fala.

A maioria das próteses são removíveis, já o implante são peças fixas, porém em alguns casos podem se associar para determinado tratamento (overdenture).

Agora iremos equiparar os dois procedimentos para que assim, possamos fazer uma análise acerca das vantagens e desvantagens.

Vantagens

A prótese móvel pela sua fácil remoção, facilita na hora de fazer a higienização bucal. Já a prótese fixa possui uma maior firmeza.

O implante dar ao usuário uma maior segurança, o paciente tem maior segurança na hora de mastigar, além de elevar a sua autoestima.

Desvantagens

A prótese móvel não dar ao paciente uma maior potência na hora de mastigar e a prótese fixa para ser colocada é necessário fazer o desgaste de alguns dentes.

A maior desvantagem do implante é seu alto custo, visto que o tratamento requer um investimento maior de tecnologia.

Para fazer qualquer procedimento odontológico, porém, é preciso que seja feito uma avaliação de um especialista para indicar o melhor tratamento.

Gengivas; Gengivas saudáveis; dentistas; Saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de outubro de 2025
Gengivas saudáveis protegem contra infecções e garantem um sorriso bonito. Quando inflamadas, aumentam riscos de periodontite e até problemas cardíacos.
escova dental; troca da escova dental; saúde bucal; DNTBRAS; dentista; higiene bucal
Por LAURA SERRA 15 de outubro de 2025
Trocar a escova dental a cada 3 meses é essencial para evitar acúmulo de bactérias, cáries e gengivite, garantindo uma saúde bucal eficaz e prevenção de problemas.
Saúde bucal e saúde mental; Odontologia; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 30 de setembro de 2025
Ansiedade, estresse e autoestima: entenda de que forma saúde mental e saúde bucal estão ligadas e impactam seu bem-estar.
Medo de dentista; odontofobia; saúde bucal; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 15 de setembro de 2025
O medo de dentista atinge 30% da população e pode levar a sérios problemas bucais. Com técnicas modernas e empatia, é possível vencê-lo e cuidar do sorriso.
dente quebrado; saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de agosto de 2025
Um dente quebrado vai além da estética: afeta mastigação, saúde bucal e autoestima. Buscar tratamento rápido evita complicações e garante soluções eficazes.
saúde bucal; malefícios do cigarro; odontologia
Por LAURA SERRA 15 de agosto de 2025
Ao pensar nos malefícios do cigarro, lembramos dos riscos ao pulmão e coração, mas fumar também é um grande inimigo da saúde bucal.
Profilaxia; Limpeza dental; Saúde bucal; Odontologia
Por LAURA SERRA 12 de agosto de 2025
A profilaxia dental é essencial para prevenir cáries e doenças gengivais, mantendo o sorriso saudável e evitando problemas bucais futuros.
odontologia; saúde bucal; dente siso; siso
Por LAURA SERRA 15 de julho de 2025
O "dente do juízo", que surge entre 17 e 25 anos, gera dúvidas e pode causar desconforto. Mas por que ele existe e quando deve ser removido?
Fio dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de junho de 2025
Escovar os dentes sem fio dental deixa mais de 35% da superfície dentária sem limpeza, favorecendo o acúmulo de placa entre os dentes e na gengiva.
Extração dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 14 de junho de 2025
Muitos pacientes ficam apreensivos quando ouvem que precisam extrair um dente. É natural ter esse receio, afinal, nossos dentes são importantes para mastigar, falar e manter um sorriso bonito. No entanto, em certas situações, a extração dental se torna o melhor caminho para preservar sua saúde bucal.
Mostrar mais