Nossas Dicas

Autor DNTBRAS

Afta: como aliviar este incômodo?

uma mulher segura a boca de dor enquanto olha uma foto de sua boca.

Todo mundo já teve afta, porém muitos não sabem o que são. As aftas são pequenos ferimentos que surgem na boca. As aftas surgem a partir de lesões que já existem na boca, sendo localizadas na parte interna das bochechas, língua e gengivas. Essas pequenas bolhas são caracterizadas pela cor esbranquiçada, além da dor, inchaço e vermelhidão no local.

Como elas surgem?

A afta é um problema odontológico muito comum, mas como frisamos dificilmente temos conhecimentos de como surgem. Um machucado decorrente de uma mordida, escovação de dente mal executada pode vim a desenvolver aftas, caso não tratadas.

Outro fator importante é a baixa imunidade, que é a indicação de que nossa saúde não estar bem, fazendo com que contribua para o surgimento de aftas.

Falando em alimentação, ela também é fundamental para que essas bolhinhas apareçam, principalmente refrigerantes, frutas e sucos ácidos.
Tenha cuidado também com o estresse, pois este é outro ponto que pode fazer que essas lesões apareçam.

Como aliviar o incomodo causado por elas?

Existem algumas maneiras para aliviar o incomodo das aftas, porém o recomendado é sempre consultar seu dentista. As pomadas tópicas são uma das melhores opções, pois são prescritas pelos dentistas. Elas são boas para acelerar a cicatrização.

Enxaguantes que contenha uma substância conhecida como dexametasona, alivia e reduz o dano, mas esses enxaguantes só podem ser prescritos pelos dentistas. E por última temos a cauterização, que irá ser feito a aplicação de um produto químico para queimar a região da lesão. 

Formas caseiras

Uma das formas de aliviar este incomodo é fazendo bochechos com uma solução de bicabornato de sódio ou leite de magnésio diluído em um copo de água.

A aplicação de água oxigenada 10 volume diluída em água por meio de cotonete, diretamente na afta também é uma boa opção.

dente quebrado; saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de agosto de 2025
Um dente quebrado vai além da estética: afeta mastigação, saúde bucal e autoestima. Buscar tratamento rápido evita complicações e garante soluções eficazes.
saúde bucal; malefícios do cigarro; odontologia
Por LAURA SERRA 15 de agosto de 2025
Ao pensar nos malefícios do cigarro, lembramos dos riscos ao pulmão e coração, mas fumar também é um grande inimigo da saúde bucal.
Profilaxia; Limpeza dental; Saúde bucal; Odontologia
Por LAURA SERRA 12 de agosto de 2025
A profilaxia dental é essencial para prevenir cáries e doenças gengivais, mantendo o sorriso saudável e evitando problemas bucais futuros.
odontologia; saúde bucal; dente siso; siso
Por LAURA SERRA 15 de julho de 2025
O "dente do juízo", que surge entre 17 e 25 anos, gera dúvidas e pode causar desconforto. Mas por que ele existe e quando deve ser removido?
Fio dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de junho de 2025
Escovar os dentes sem fio dental deixa mais de 35% da superfície dentária sem limpeza, favorecendo o acúmulo de placa entre os dentes e na gengiva.
Extração dental; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 14 de junho de 2025
Muitos pacientes ficam apreensivos quando ouvem que precisam extrair um dente. É natural ter esse receio, afinal, nossos dentes são importantes para mastigar, falar e manter um sorriso bonito. No entanto, em certas situações, a extração dental se torna o melhor caminho para preservar sua saúde bucal.
Dentes escurecidos; odontologia; saúde bucal
Por LAURA SERRA 30 de maio de 2025
Um sorriso branco e harmônico vai muito além da estética, ele reflete saúde, confiança e bem-estar. No entanto, quando um dente começa a escurecer, muitas dúvidas e preocupações surgem.
Câncer bucal; Saúde bucal
Por LAURA SERRA 15 de maio de 2025
O câncer de boca é uma doença grave que, quando diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura. No Brasil, ele está entre os tipos de tumores mais comuns, e a falta de informação ainda é um dos principais obstáculos para o tratamento eficaz.
Tratamento ortodôntico
Por LAURA SERRA 2 de maio de 2025
O sorriso é muito mais do que um cartão de visitas: é uma expressão de autoestima, saúde e bem-estar. Por isso, investir em um tratamento ortodôntico vai muito além da estética. O alinhamento correto dos dentes e do maxilar é essencial para funções como a mastigação, dicção, respiração e até mesmo para a prevenção de problemas futuros, como cáries e doenças gengivais.
Saúde bucal e organismo
Por LAURA SERRA 15 de abril de 2025
Você sabia que a saúde da sua boca está intimamente ligada ao bem-estar do seu corpo? Na DNTBRAS, entendemos que cuidar do seu sorriso não é apenas uma questão estética, mas sim um pilar fundamental para a saúde geral.
Mostrar mais